Amizade - Desapego - Solidão

         Tão bom é ter amizades, e poder contar com elas em tantos dos momentos difíceis que atravessamos na vida. Mais ainda, é quando você está no chão. Sem perspectivas, e abraçado em meio a tantos pensamentos ruins. Aí sim, você entenderá o que é um amigo.
        Mas o ponto desse texto, é sobre a amizade entre um homem e uma mulher. Ou menino e menina. Muitas vezes buscar amizade em alguém do sexo oposto é ótimo. Há sempre algo novo a aprender, e geralmente quando há mesmo amizade verdadeira, os dois criam um forte laço. Bem, este laço incontáveis vezes é confundido com outro tipo de atração. Infelizmente, muitas vezes um dos dois acaba vendo mais do que a simples amizade. Cria expectativas, e acaba sozinho por gerar medo na outra pessoa.
        Uma certa vez contei a alguém que estava apaixonado por uma amiga minha, uma das melhores. Falei pra esse alguém que essa menina havia me dito que existia apenas amizade entre a gente. Nada mais, e que gostava muito de mim, como amigo claro. Juro que não entendi, por que dois grandes amigos não podem apaixonar-se. Bom, ela me lançou essa filosofia. A pessoa a quem eu falei, me respondeu dizendo que eu "tenho cara de amigo já", e por isso essas pessoas só querem amizade comigo. Estou enjoando de ser só o amigo. Só o cara legal, fofo, bonito, mas que não passa de um amigo. Que bosta, sinceramente, eu estou mudando de personalidade por causa disso. Já é a terceira vez que essa história se repete na minha vida, e eu me sinto só. É, me sinto só. Com tantas pessoas ao meu redor e tudo mais.
        Deviam perceber o momento em que acendem algo dentro de mim. Eu sou frágil demais a sentimentos. Me apego fácil e intensamente. Sempre acabo na lama por causa disso. Estou mudando. A chave pra tudo é sem dúvida o desapego. Mas com isso, me torno um ser humano pobre. Vejo isso em outras pessoas, incapazes de enxergar sentimentalismo, ou romantismo. Por que nada existe, segundo elas. E eu estou me tornando assim, infelizmente. É um paradoxo. Mas estou muito cansado. Cansado de pessoas sem sentimentos. Cansado de pessoas que seguem coisas banais. Estou vivendo sem emoção, aprendendo a bloquear sentimentos. Não sei se isso é bom, mas a solidão não incomoda mais tanto assim.

Natã Cavalcante